Translate

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Resgatando a Esperança

Esperança...


... é uma palavra forte, muitas vezes aliada a fé. Falar da esperança é falar de um sentimento positivo e que nos faz continuar seguindo em frente. É um sentimento de quem vê como possível, a realização daquilo que se deseja. Esperança para mim, é crer na possibilidade de resultados positivos, que requer uma certa perseverança, e acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.
Com certeza, ter esperança, mantém as pessoas vivas e mais motivadas para continuarem lutando, mas não devemos jogar as nossas esperanças demais no futuro, ou fazermos a nossa felicidade depender do amanhã, creio que temos de ser gratos pelo que temos hoje.
No decorrer da minha vida, passei a entender que poucas pessoas se sentem realmente felizes, ou não tem consciência da felicidade que possuem. Falo daquelas pessoas que existem em nossas vidas e enchem nosso espaço com pequenas alegrias e grandes atitudes. Aquelas pessoas apaixonadas pela vida,que não precisam fazer jogos para conseguir o que buscam, porque seus desejos são realizados por suas ações e reações, não por seus caprichos. Aquelas que atravessam as ruas, caminham firmes e levantam a cabeça em momentos de puro desespero, pessoas que fazem o bem e se protegem do mal, apenas com um sorriso, uma palavra, um beijo, um abraço, uma oração, as que erram mais do que acertam, aprendem mais do que ensinam e vivem mais do que sonham.




Percebi que já perdi muitas pessoas assim em minha vida, as que já foram para outros planos, e as que perderam-se de mim também. Encontrei pessoas mais novas, e com elas reaprendi a inocência que julgava perdida, percebi isso quando minha filha nasceu. Encontrei pessoas mais idosas e com elas, aprendi a ser madura, principalmente quando elas se foram. Aprendemos a amadurecer com o sofrimento da falta, a grande falta que meus pais fizeram em minha vida, tão grande quanto a importância da presença deles.
Sempre tive esperança em minha vida, muitas esperanças. Esperança de um mundo melhor, esperança que o ser humano aprecie as coisas que estão à sua volta, que sintam as coisas boas que a vida nos oferece, mesmo tendo dias que nos deparamos com algumas dificuldades, pois os obstáculos aparecem para serem superados e entender que novos surgirão, afinal eles fazem parte da nossa vida. Tenho esperanças que o ser humano mude, mude com seus filhos, tendo mais diálogos, não aquele diálogo que só passa informação, mas sim tendo uma participação ativa entre quem fala e quem ouve. Tenho esperanças que o ser humano entenda o valor da Natureza e a grande responsabilidade que temos, em legar às futuras gerações um mundo onde se possa viver com dignidade.



Tenho esperanças que o ser humano saiba um dia dar valor ao seu idoso, e entender que respeitar o idoso, é respeitar à si mesmo, o idoso tem um passado, tem uma história, colaborou com a construção desse mundo em que vivemos, deu a vida a quem hoje é jovem. Tenho esperança que o ser humano respeite nossas crianças, que possuem sentimentos iguais ou até mais intensos que os nossos. Respeitar a infância é muito mais que respeitar as necessidades básicas da criança. Nossas crianças tem direito à educação,saúde, alimentação, ao amor.



Tenho esperanças que o ser humano respeite os nossos animais. Onde matam por dinheiro, são cruéis por pura maldade, e que entendam que é indiscutível que são capazes de sentir a dor mas, por serem irracionais, não significa que o seu sofrimento é menor que o do ser humano.




Tenho esperanças que o ser humano respeite o seu próximo, sem distinção de raça, cor, sexo, condição social ou nacionalidade.
Enfim, são tantas, muitas, milhares de esperanças que ainda tenho dentro do meu peito, que se for falar de cada uma, precisaria escrever um livro, mas eu acredito ainda que haverá um mundo melhor, tentando equilibrar a esperança com racionalidade, e entendendo o que é possível, e o que é ilusão. Assumo a responsabilidade perante a minha vida, sendo grata por todas as oportunidades de crescimento que ela me oferece, e sempre acreditando nos meus sonhos e objetivos e mesmo que a esperança um dia acabe e forçosamente eu precise desistir, quero dizer para minha filha e netos que lutei por um sonho.



"A vida real do ser humano consiste em ser feliz, principalmente por estar sempre na esperança de sê-lo muito em breve."
Edgar Allan Poe