Translate

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Lealdade é tudo!


Um homem, seu cavalo e seu cão caminhavam por uma estrada. Depois de muito caminhar, esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente (às vezes, os mortos levam algum tempo para se dar conta de sua nova condição). E a caminhada era muito longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede. Precisavam desesperadamente de água. Numa curva do caminho, avistaram um portão magnífico, todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro, no centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina. O caminhante dirigiu-se ao homem que guardava a entrada:

– Bom dia. Que lugar é este?, ele disse.

– Bom dia. Isto aqui é o céu, respondeu o homem.

– Que bom que nós chegamos ao céu. E estamos com muita sede. Disse o homem.

– O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda, indicando-lhe a fonte.

– Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede.

– Lamento muito, disse o guarda. Aqui não se permite a entrada de animais.

O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande. Mas ele não beberia, deixando seus amigos com sede. Assim, prosseguiu seu caminho. Depois de muito caminharem, com sede e cansaço multiplicados, chegaram a um sítio, cuja entrada era marcada por uma porteira velha semi-aberta. A porteira se abria para um caminho de terra, com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra. À sombra de uma das árvores, um homem estava deitado, cabeça coberta com um chapéu, parecia que estava dormindo:

– Bom dia, disse o caminhante.

– Bom dia, disse o homem.

– Estamos com muita sede,.

– Há uma fonte naquelas pedras, disse o homem. Podem beber à vontade.

O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.

- A propósito, disse o caminhante, qual é o nome deste lugar?

– Céu, respondeu o homem.

– Céu? Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o Céu!

– Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno.

– Mas então, disse o andarilho, essa informação falsa deve causar grandes confusões.

– De forma alguma, respondeu o homem. Na verdade, eles nos fazem um grande favor. Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar até seus melhores amigos…



Ter amigos é um privilégio. E lealdade é tudo! Por mais que meu círculo de amigos (amigos – eu disse, não colegas) não seja assim tão grande, agradeço a Deus todos os dias por tê-los em minha vida. Eles podem até ser poucos, mas, ao mesmo tempo, são o suficiente pra preencher meu coração de bons sentimentos. Por isso, não os abandono. Juntos, a gente sempre encontra o ‘caminho do céu’. Separados, o caminho fica tão obscuro…



E pra você, o que significa lealdade?