Translate

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

bullying (artigos de reflexão pessoal)



Hoje, e cada vez mais se fala de bullying e das suas terriveis consequências, bem como as causas. Para mim este fenómeno reflecte essencialmente:

1 - má educação - não estou a acusar os pais, porque não os conheço, e provávelmente alguns pais não sabem fazer melhor,ou também haverá aqueles que se esforçam por transmitir bons valores, e por outras razões os filhos não os seguem! O que poderá acontecer é que talvez esses pais facilitem demais a vida aos filhos (excessiva liberdade, muita falta de atenção ou abandono...) e falta de vigilância, falta de diálogo...

2 - falta de respeito pelo outro que é diferente, INACREDITÁVEL que isto aconteça, porque somos todos diferentes, em tudo! Nem os gémeos são iguais, embora tenhamos gostos semelhantes ou corporalmente tenhamos algumas características comuns, fruto da espécie á qual pertencemos. Todos devem ser aceites e integrados no grupo, tal e qual como são! Mas não é com demostrações de violência sobre os outros, ou com humilhações, roubos e outras, que se conquistam amigos, e que se integram pessoas. Muito pelo contrário, quem é mal tratado afasta - se de quem os maltrata. Ninguém gosta de estar com alguém que é antipático, ou que humilha...

3 - Esses comportamentos em relação aos outros mascaram um terrível sentimento de inferioridade, insegurança, baixa auto - estima, mas isso não é justificação para tratar mal os outros. Há técnicos especializados que ajudam a resolver essas dificuldades. Os outros não têm de ser os sacos de lixo das frustrações e insatisfações dos outros.

Se alguém é diferente, e a escola é uma importante fonte de socialização, integração na sociedade, as pessoas que a frequentam constroem (deviam construir) uma família, relacionando - se todos bem, acolhendo todos os alunos, integrando os mais calados, os mais tímidos, os que ficam sossegados no canto deles, os que tem bom comportamento, os que não bebem nem fumam, nem adoptam os comportamentos dos outros. Essa integração deve ser feita em conjunto, na turma, por todos, chamando esses alunos para o grupo, estimulando - os a falar e a brincar, mas acima de tudo respeitando - os, sem os insultar, humilhar ou gozar.

As escolas seriam muito mais agradáveis se fosse assim! E pode muito bem ser assim, só depende essencialmente dos alunos e do incentivo dos professores neste campo.


Meninos que são vítimas de bullying:


- não tenham medo de denunciar, falar com os superiores da escola, inclusive alertem esses superiores de que são ameaçados, quem é que vos ameaça, o que vos fazem, o que vos dizem...digam tudo! Aos professores, aos funcionários, aos vossos pais. Se estão tristes, se se sentem sozinhos, se alguém vos insulta...digam tudo aos adultos.

- não tenham medo de se afastarem desses meninos que vos maltratam, se não forem aceites, nem respeitados como são por esses, afastem - se e não se preocupem se não arranjarem amigos. Esses não são com certeza vossos amigos, e amigos desses dispensam - se.

- não dêem ouvidos ao que esses vos dizem, porque acreditem: vocês têm muito valor, são boas pessoas tal e qual como são: caladinhos, tímidos, diferentes...sendo assim têm muitas mais pessoas a gostar de vocês! Juntem - se a quem gosta de vocês.

Nunca vão estar sozinhos. Os vossos pais estarão sempre do vosso lado, e os vossos professores também estão presentes, podem ajudar - vos, mas para isso dirijam - se a eles e façam queixa.

Este fenómeno é vergonhoso, e há que acabar com ele o mais rápido possível, antes que se estejam a formar cidadãos doentes! Para isso todos temos de nos unir, e agir. Eu acredito que seja possível!

....................................

Aninha*