Translate

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

pedido de um bebé a uma cegonha (momentos de inspiração...)

Estava uma cegonha a repousar no seu ninho, lá...muito longe...num sítio desconhecido, onde estão milhares de crgonhas rodeadas de centenas de milhares de bebés...de repente...a cegonha ouve uns passinhos pequeninos...olha para baixo, e está um lindo bebé a olhar para ela. Ela sorri, desce do ninho e pousa junto do bebé.




Cegonha - Olá lindo...estás aqui?
O bebé sorri - lhe e responde:
Bebé - Desculpa estar a incomodar...estavas a descansar não?
Cegonha - Não, querido, não te preocupes...nunca me incomodam...vocês bebés. Diz lá...querias alguma coisa?
Bebé - Vim visitar - te...!
Cegonha - Hummm...Os teus olhinhos brilhantes estão a dizer - me que querem mais alguma coisa...!
Bebé - Áaaahh...Como é que descobriste?
Cegonha (ri) - Já vos conheço muito bem...vocês são puros e transparentes...
Bebé - Não sei o que é isso que estás a dizer...
Cegonha - Quero dizer que vocês bebés, não tem maldade, não enganam nem escondem as emoções...mostram o que estão a sentir...
Bebé - Continuo sem perceber...!
Cegonha - Deixa lá, meu amor, um dia vais perceber o que eu estou a dizer. Mas diz lá...porque é que vieste ter comigo? Não foi só para me visitar pois não?
Bebé (sorri) - Não! Vim visitar - te e fazer um pedido.
Cegonha - Um pedido...?
Bebé (sorri) - Sim.
Cegonha - Está bem! Se eu puder concretizar o teu pedido, ficarei feliz.
Bebé - Mas antes quero saber umas coisas!
Cegonha - Muito bem...tudo o que quiseres...
Bebé - Olha...cegonha...tu gostas de mim?
Cegonha - Claro que sim, querido...de ti, e de todos os bebés. Mas porquê essa pergunta? Achas que não gosto de ti?
Bebés - Sim, eu acho que gostas de mim. E os humanos também gostam de mim?
Cegonha - Hum...sabes, bonequinho...há muitos humanos que infelizmente não gostam de vocês, mas também há humanos que gostam...
Bebés - Ai é? E porque é que há muitos humanos que não gostam de nós?
Cegonha - Isso é uma pergunta muito dificil...
Bebé - Como é que sabes que há muitos humanos que não gostam de nós?
Cegonha - Porque esses humanos tratam - vos mal, magoam - vos muito, muitos usam - vos como se fossem «coisas»...
Bebé - Áhh... Mas porque é que esses humanos nos magoam? Nós fizemos - lhes algum mal?
Cegonha - Não! De maneira nenhuma...sabes, essas pessoas é que são doentes...
Bebé - E somos nós bebés que os pomos doentes?
Cegonha - Não! Claro que não!
Bebé - Então não percebo porque nos tratam tão mal.
Cegonha - Sinceramente, eu também não.
Bebé - Olha, eu não quero ir para nenhum papá.
Cegonha - Mas...porquê?
Bebé - Não quero ser mal tratado...nem usado como «coisa». E era isso que te vinha pedir...se gostas mesmo de mim, não me entregues a nenhum papá.
Cegonha - Mas eu vou - te deixar com uma boa mamã e um bom papá.
Bebé - Eu quero uma mamã muito boa. Que seja muito meiga comigo...que me dê muitos beijinhos, muitos abraços e muito colinho. Quero que a minha mamã me alimente...que não me deixe passar frio...que me proteja...que não me deixe sozinho...que cuide de mim quando estiver doente...que me deixe limpinho...que tenha paciência nos dias em que eu tiver muitas saudades tuas, e destes bebés...e chorar muito, ou ficar muito triste...que brinque comigo...que fale muito comigo...e que me ame mesmo, com todo o seu ser... com as minhas coisas boas e as minhas coisas más...e nas coisa más, que me dê umas sapatadinhas que não me magoem muito, só para eu me lembrar que tenho de ser bonzinho com ela. O papá, quero que seja como a mamã...Existem essas pessoas?
Cegonha (sorri) - Claro que sim, fofinho!
Bebé - Eu quero uns papás que me aceitem na vida deles, e que fiquem muito felizes com a minha presença na vida deles. Existem essas pessoas?
Cegonha (sorri) - Claro que sim...! Podes acreditar que sim. Confias em mim?
Bebé - Sim. Eu sei que gostas muito de mim, e que não me vais entregar a uns papás maus!
Cegonha - Claro que não! Mas porque é que estás a falar nisso agora?
Bebé - Porque têm chegado muitos bebés que vão para baixo e voltam cá para cima...
Cegonha - Porque...hummm...porque às vezes há papás que nos encomendam, mas no fim não querem bebés...e se é para serem maltratados ou usados, nós não os deixamos lá.
Bebé - Mas...e aqueles que estão lá em baixo com papás maus...porque é que não vieram?
Cegonha - Possivelmente não saíram daqui. Sabes que há milhões de cegonhas que levam os bebés, e há milhares de papás a pedir bebés...por isso, algumas cegonhas entregam os bebés...ás vezes, infelizmente elas não vêem se os papás vão ser bons ou maus. Também acontece de haver papás que parecem bons, que dão a entender que querem muito os bebés, mas no fim maltratam - nos!
Bebé - Isso é muito mau não é?
Cegonha - É querido! É memso muito mau...e é muito triste.
Bebé - Já recebeste algum pedido?
Cegonha - Quando aparecerem uns bons papás a pedir eu mando - te...!
Bebé - Mas...eu queria que viesses comigo, e que ficasses lá comigo...
Cegonha - Quem sabe...pode ser...não vou estar na tua casa, mas vou estar no jardim da tua casa, a tomar conta de ti, e a ver se te tratam bem...
Bebé (sorri) - Áááááhhhh...A sério...? Que bom! Vou ficar muito feliz. Muito obrigada...!
Cegonha - Mas ainda é muito cedo, por isso, vai brincar com os outros meninos, ou dormir um soninho...!
Bebé (sorri) - Está bem. Achas que pedi demais?
Cegonha (ri) - Não querido...pediste uma coisa simples, e uma coisa a que todas as crianças tem direito.
Bebé (sorri) - Obrigada, cegonha,... Adoro - te!
Cegonha (deliciada, sorri, abraça o bebé) - Ai que coisa tão linda...! Eu também te adoro, pequenino...!
Pois é... infelizmente há crianças que estariam melhor com as cegonhas, do que com alguns seres humanos...
Não cabe na minha cabeça, como é possivel fazer as coisas horrendas, monstruosas,...inqualificáveis...que se ouve constantemente contra as crianças...

..........

Aninha*