Translate

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Médico lista causas da prisão de ventre e sugere dicas para tratá-la

Segundo pesquisas, 20% da população sofre com essa condição, provocada por fatores como estresse, má alimentação e sedentarismo


O uso de laxantes sempre foi visto com ressalva e os medicamentos com essa finalidade estão constantemente na berlinda. No entanto, pesquisas recentes revelam que remédios contra prisão de ventre podem ser uma poderosa arma para solucionar este problema. Entre as análises desse tipo de tratamento está um trabalho feito pelo laboratório alemão Boehringer Ingelheim, que atestou eficácia do picossulfato de sódio (usado no tratamento da constipação).

Os resultados apontaram que o tempo médio de ação é de 6 a 12 horas, além da comprovada previsibilidade do efeito após a ingestão do medicamento. O levantamento mostrou que 90% dos pacientes ficaram satisfeitos com o resultado do tratamento.

A melhora com o uso do picossulfato de sódio foi avaliada tanto pelo aumento da frequência das evacuações, durante a semana do tratamento, como pela melhoria dos sintomas associados – gases, estufamento e desconforto abdominal. Outro ponto importante foi a observação de que o efeito terapêutico se prolongou por cerca de quatro semanas após a interrupção da medicação

Segundo Décio Chinzon, especialista em gastroenterologia, atualmente existem diversos medicamentos disponíveis para cuidar da constipação. “A escolha depende da consulta ao médico, do tipo de efeito desejado e tempo de tratamento, além do custo e segurança com a utilização dos mesmos. Os medicamentos indicados para tratamento por curto período, com ação rápida são os osmóticos - lactulona e derivados, picossulfato de sódio ou bisacodil.


Pessoas que sofrem com intestino preso costumam se automedicar, já que o sintoma pode ser extremamente incômodo, embora, na maioria das vezes, não seja grave. Ainda assim, “a constipação pode indicar uma doença grave subjacente como um câncer, além de ser, em alguns casos, o único sintoma visível”, alerta o especialista.

Causas mais comuns:

- Dieta: uma das principais causas da constipação pode ser uma dieta rica em gorduras animais (carnes, produtos lácteos, ovos) e açúcar refinado (sobremesas e outras guloseimas), mas pobre em fibras (legumes, frutas, cereais), especialmente fibra insolúvel, o que ajuda a mover o bolo fecal através dos intestinos e promover evacuações.

- Síndrome do Intestino Irritável (SII): algumas pessoas desenvolvem alterações do cólon ou intestino grosso, que diminuem a velocidade com que o conteúdo do intestino se move através do trato digestivo, levando à constipação.

- Hábitos intestinais errado: uma pessoa pode iniciar um ciclo de constipação, ignorando o desejo de evacuar. Algumas pessoas fazem isso para evitar o uso de banheiros públicos ou porque estão ocupadas demais. Após um período de tempo, por inibição do reflexo da evacuação, a pessoa pode deixar de sentir o desejo. Isso leva a constipação progressiva.


- Abuso de laxantes: as pessoas que habitualmente tomam laxantes estimulantes sem orientação médica podem, ao longo do tempo, apresentar tolerância ao uso desses medicamentos.

- Distúrbios Hormonais: alguns distúrbios hormonais, como o hipotireoidismo, podem produzir constipação.

- Gravidez: outra causa comum de constipação, que pode ser atribuída às mudanças hormonais durante a gestação.

- Fissuras e Hemorróidas: condições dolorosas do ânus podem produzir um espasmo do músculo do esfíncter anal, que pode retardar uma evacuação.

- Doenças Específicas: muitas doenças que afetam os tecidos do corpo, tais como esclerodermia ou lupus, e certas doenças neurológicas ou musculares, como a esclerose múltipla, doença de Parkinson e acidente vascular cerebral, podem ser responsáveis pela prisão de ventre.

- Compressão Mecânica: a inflamação em torno de divertículos e tumores pode produzir compressão mecânica do intestino, resultando em constipação.

- Medicamentos: muitos podem causar constipação, como analgésicos (especialmente narcóticos), os antiácidos que contêm alumínio ou cálcio, antiespasmódicos, antidepressivos, tranquilizantes, suplementos de ferro, anticonvulsivantes para epilepsia, drogas antiparkinsonianas e bloqueadores dos canais de cálcio para a pressão alta e doenças cardíacas.


Soluções para contornar o problema

- Obedeça a vontade de evacuar. É comum indivíduos que retardam a ida ao banheiro e acabam desenvolvendo quadro de constipação, já que o reflexo fica alterado.

- Procure manter uma alimentação adequada e melhorar o estilo de vida. Uma dieta bem equilibrada inclui alimentos ricos em fibras, como farelo de trigo, pão integral, frutas e legumes frescos.

- Beber bastante líquido e faça exercícios regularmente para estimular a atividade intestinal.

- Acima de tudo, entenda que eliminar a constipação é uma tarefa a ser feita com orientação médica. Remédios só podem ser prescritos por um profissional e é a única maneira de evitar problemas muito mais graves para a saúde.


Fonte: abril.com.br