Translate

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Você sabe ouvir um não?

Como é horrível receber uma negativa, né? E na paquera, então, quando o parceiro nem está aí pra gente… Pois é, todos nós já sentimos rejeição em certo momento e isso é extremamente natural. Ela é desagradável? Sim, claro. Mas precisamos saber lidar com a rejeição. Quer ver?

Como costumamos reagir à rejeição? Geralmente, com raiva, rancor e agressividade. Agora, as piores manifestações são aquelas promessas: “Eu nunca mais vou amar ninguém”, “Nunca mais vou ser sincera”… A rejeição leva as pessoas a negarem muitas coisas a si mesmas. Ou até se fecharem para a felicidade, o que é um grande erro.

Quero ensinar aqui como tratar a rejeição para que ela não magoe nem destrua você. Quando ficamos sensíveis às negativas, nos tornamos impotentes, covardes e nos trancamos. Já quando a gente lida bem com o “não”, tudo à nossa volta flui melhor.

O “não” simplesmente existe. Você mesma, várias vezes, foi obrigada a dizer alguns, especialmente àquelas pessoas que costumam passar dos limites. E você só quer receber “sim”? Ah, então você é uma mimada, toda machucável. E terá uma vida frustrada e pequenina, porque dificilmente vai se jogar nos desafios que se apresentam, na conquista de um espaço melhor no profissional, pessoal ou emocional. Sinto dizer, mas você não tem o menor futuro. Olha, quem não se lança num novo relacionamento tem medo de ser enganada novamente e acha que está se defendendo. Na verdade, não passa de uma tonta que está alimentando a própria fraqueza.

Sabe o que você precisa para encarar a rejeição sem se abalar? Mudar a maneira de ver as coisas. Vamos na inteligência! E inteligência não é cultura, formação, diploma. Mas saber viver a vida. E está dentro de cada um, na atenção de observar as coisas, o que funciona ou não funciona. Só com ela se consegue o melhor resultado.

A felicidade só existe quando a levamos a sério. Saia da ilusão. Acorda! Vamos exercitar a vida na realidade e assim saber lidar com tudo o que vier. Não dá para viver sem esse desafio. As pessoas pensam, agem e fazem aquilo que podem. Nada está totalmente errado. Abrace a realidade e aprenda a lidar com ela. Encarar a rejeição de forma saudável será apenas uma consequência.

 
 
Fonte: blog Luiz Gasparetto