Translate

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A tão falada impulsividade!

É incrível como quando agimos e reagimos sem pensar, na grande maioria das vezes, acabamos cometendo uma besteira. Falamos o que não queríamos, ou pelo menos não da maneira que deveríamos, e assim machucamos quem não tem nada a ver com nosso nervosismo, cansaço, irritação. Eu mesma cometi um deslize assim na semana passada. E alguns segundos depois de feita a ‘bobagem’ bastaram para eu cair em mim e perceber que falei de um jeito que nem eu mesma me reconheceria caso estivesse com a cabeça fria e os pensamentos em ordem. Sim, falei o que quis e como quis e, claro, magoei quem eu tanto admiro e respeito. Pronto, a cabeça pesou, o coração apertou, a voz embargou. O arrependimento veio logo em seguida. E eu não podia deixar pra lá, fazer com que o tempo apagasse a minha impulsividade tão agressiva. E não deixei mesmo. Reconheci imediatamente o erro e humildemente pedi desculpas a ela. Sei que ela me entendeu e me desculpou de verdade, porque sabe que o que mais prego é o respeito e a serenidade diante de outras pessoas. Prego e acredito na importância de atitudes assim. Atribui minha reação ao excesso de trabalho, à ansiedade, ao nervosismo, etc,etc. Mas nada, nada mesmo justifica você ser ríspido com alguém. Seja lá qual for a situação e seja lá como você esteja se sentindo, é preciso manter a calma, respirar fundo e procurar resolver a situação da forma mais calma e branda possível. Não saia atirando pedras para descarregar o peso de seus problemas. Eles são seus e cabe a você resolvê-los, sem ferir ninguém. Mas, se acontecer de deslizar como eu deslizei, não se envergonhe e nem titubeie em se desculpar. A maior prova de seu caráter é a verdade, pura e simplesmente. Valeu a lição!

Fonte: PS - Será dados os devidos créditos em breve!